Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

"Just time"

Publicado por Paulo Andrade
há 7 anos

DPU garante salário-maternidade para mulheres demitidas grávidas em todo o país

Criado em 09 Outubro 2017

slide auxilio maternidade portal

Brasília – A Defensoria Pública da União obteve a ampliação para todo o território nacional dos efeitos da decisão liminar concedida pela Justiça Federal do Paraná, para que trabalhadoras de Curitiba e dos municípios da região metropolitana despedidas do emprego durante a gravidez tenham o salário-maternidade pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A decisão foi proferida na quinta-feira (5).

Após a decisão inicial, concedida na ACP 5041315-27.2017.4.04.7000/PR, a defensora regional de Direitos Humanos da DPU no Paraná, Carolina Balbinot Bunhak, recorreu ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região e obteve eficácia nacional para a medida. Com isso, os efeitos anteriormente restritos às seguradas da subseção judiciária de Curitiba passam a valer em todo o Brasil para trabalhadoras que se enquadrem na mesma situação.

"A eficácia nacional da decisão garante igualdade a todas as gestantes ilegalmente desempregadas no curso da gravidez no país, uma vez que o INSS atua em âmbito nacional e, portanto, os indeferimentos equivocados ocorrem em todas as localidades", comentou a defensora pública federal.

Em seus argumentos na ACP, a Defensoria Pública da União alega a existência de diversos instrumentos normativos que buscam concretizar a proteção à maternidade e estabelecer a responsabilidade do Estado na garantia de direitos e proteção das gestantes e da criança.

Leia também

Mulheres despedidas na gestação têm direito a salário-maternidade

DPU em Curitiba/MGM

Assessoria de Comunicação Social

Defensoria Pública da União

  • Sobre o autorSENHOR JESUS CRISTO
  • Publicações54
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações38
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/just-time/508351021

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ótima notícia continuar lendo